Header logo shadow

Meltagus

Constituída em Maio de 2004, a “Meltagus – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional” tem como área de intervenção todas as freguesias dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, pertencentes ao distrito de Castelo Branco.

A Associação é uma entidade de Direito Privado, e representa os apicultores seus associados em defesa dos interesses dos mesmos perante entidades oficiais e outras associações e organizações nacionais, estrangeiras ou internacionais. Constitui objeto principal da Associação desenvolver e dinamizar a atividade apícola.

Desde início, mantém contactos frequentes com o Parque Natural do Tejo Internacional (P.N.T.I.) existindo um protocolo entre ambas as entidades e sendo a Meltagus um dos membros da Estrutura Local de Apoio, do Plano Zonal do Parque Natural do Tejo Internacional, juntamente com a DRAPC e o P.N.T.I. A Meltagus é também membro da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

As principais atividades da Meltagus passam pela gestão da zona de produção controlada; pelo apoio técnico na área da apicultura a associados e não associados; pela formação na área da Apicultura e realização de tertúlias mensais com os associados; pela implementação do Sistema HACCP na Central Meleira, elaboração de projetos apícolas e pela valorização e qualificação do mel produzido na região de Castelo Branco (DOP).

Sombra Decorativa